Xtratime Community banner

1 - 3 of 3 Posts
J

·
Guest
Joined
·
0 Posts
Discussion Starter #1
I know it's long but it's worth reading it's all in Portuguese

Barcelona - Dias depois da grande exibição que efectuou em Madrid, frente ao Real, em Setembro do ano passado, Vítor Baía confessava ao nosso jornal e à imprensa espanhola que deixara uma obra a meio em Barcelona e que gostaria muito de a levar até ao fim. Pois bem, é de todo improvável que esse seu desejo se torne realidade. Com efeito, Record apurou que Vítor Baía não está nos planos de Van Gaal para a próxima época e se ficar no plantel dificilmente terá oportunidades para jogar. Por várias razões: a começar porque o técnico holandês não "morre de amores" por Baía no plano pessoal, depois da violenta discussão que manteve com o jogador no balneário, na presença do restante plantel, e pelas posições públicas que assumiu na altura, insurgindo-se contra o treinador, acusando-o de favorecer o seu compatriota Hesp e de não lhe dar confiança e oportunidades para jogar. Quem conhece Van Gaal sabe que é homem de guardar rancor e que não mais esquecerá, porque lhe chegou então aos ouvidos que Vítor Baía se referiu a ele no balneário, por mais de uma vez, apelidando-o de Hitler.

No plano profissional, Van Gaal também não é propriamente um fã do guardião portista. E não é porque entende que as dificuldades que Vítor Baía denota a jogar com os pés não se coadunam com a filosofia de jogo e as exigências do sistema táctico que implementou na equipa. É seu entendimento que no futebol moderno um guarda-redes tem obrigatoriamente de saber jogar com os pés, pelo menos com a frieza e destreza suficientes para a controlar e entregá-la jogável aos defesas, mesmo sob pressão dos avançados adversários. Na sua concepção do jogo, o guarda-redes desempenha um papel fundamental, razão pela qual Van Gaal nunca se refere ao seu sistema de jogo como sendo 4x4x3 ou 3x4x3 - para ele é 1x4x3x3 ou 1x3x4x3. Coloca sempre o 1 à cabeça porque no seu esquema táctico há onze unidades e o guarda-redes funciona como sendo um jogador de campo.

Acresce, ainda, que Van Gaal tem à disposição dois grandes guarda-redes, e da sua confiança, o compatriota Hesp e o gaulês Dutruel, que o Barcelona foi contratar ao Celta de Vigo. Aliás, Hesp renovou recentemente o contrato com o clube catalão. Mas há, ainda, um jovem guarda-redes do Barcelona B, Reina de seu nome, que Van Gaal pretende integrar no plantel principal na próxima época e a quem augura grande futuro. Nem mesmo Arnau, o actual nº 2 de Hesp, deve integrar o lote de eleitos do técnico holandês.

Vítor Baía terá uma hipótese, ainda que remota, de ficar no plantel se Dutruel for negociado pelo Barcelona - ao que apurámos o Liverpool terá feito uma abordagem nesse sentido há alguns meses e os responsáveis directivos do clube catalão não descartam essa possibilidade. Mesmo permanecendo nesse contexto, Baía teria sempre de começar da estaca zero, sabendo de antemão que não partiria em igualdade de circunstâncias com os seus concorrentes.

Em última instância, Baía poderá, como diz, completar a obra que deixou a meio se Van Gaal não continuar no Barcelona na próxima época, um cenário nesta altura altamente improvável, a não ser que houvesse um descalabro total da equipa nesta fase final da temporada.

A POSIÇÃO DO BARCELONA

Mas além das questões de ordem técnica, táctica e pessoal entre Van Gaal e Vítor Baía, há a considerar outra vertente não menos importante: a parte financeira. O Barcelona investiu 800 milhões de pesetas (cerca de 1 milhão de contos) no passe do guarda-redes portista e, segundo pudemos saber, veria com bons olhos o retorno desse investimento a curto prazo, até pela aproximação da barreira dos 30 anos. Daí que não encare sequer a hipótese de renovação do empréstimo de Baía ao FC Porto, o que significa que, se o campeão nacional o quiser manter nos seus quadros, terá de desembolsar, pelo menos, um milhão de contos. Isto, além de continuar a suportar um salário mensal que constitui (a par de Jardel) uma derrapagem ao patamar salarial do plantel, apesar de Baía ter aceite regressar às Antas a ganhar menos do que aquilo que recebia em Barcelona.

Neste contexto, o cenário considerado ideal pelos responsáveis pelo clube catalão será a venda do passe do guardião português, mas para isso é fundamental que este vá ao Euro-2000 e dê nas vistas. Falou-se do interesse da Lazio e do Manchester United, mas com o Barcelona nenhum desses clubes contactou nesse sentido.

VAN GAAL: "O ÚNICO COM LUGAR GARANTIDO É HESP..."

No final da conferência de Imprensa dada, sábado ao fim da manhã em Camp Nou, por Van Gaal, e já com este em pé, abeirámo-nos dele e manifestámos a intenção de lhe colocar uma única e objectiva questão: se conta com Vítor Baía para a próxima época?

Van Gaal sorriu e deu uma resposta bem humorada:

- Nem eu sei se cá estou na próxima época...

Fez uma pausa e um ar mais sério antes de me responder:

- O que lhe posso dizer é que o único guarda-redes com o lugar garantido na próxima época é o Hesp...

Antes de abandonar a sala ainda o questionei se tinha conhecimento da lesão de Vítor Baía.

- Sim, já me tinham informado. Desejo-lhe rápidas melhoras...


------------------
VIVA O PORTO
VIVA O JARDEL
VIVA O DECO
VIVA O BAIA
VIVA O P.D.C.
 

·
Registered
Joined
·
595 Posts
Van Gaal not only doesn't need him, he doesn't want him. Or, better...he does want Baía, but he wants him out of there.
You remember what happened between Gaal and Rivaldo. Baía isn't any different., with the exception Gaal can replace him with Hesp without being fired. So I guess next year, either Gaal (with no wins) or Baía go out. I read in yesterday's "Record" that Barcelona is waiting for the season to end to solve this.
I think it's a pitty for Vitor anyawy.
 
B

·
Guest
Joined
·
0 Posts
Discussion Starter #3
Barcelona is hoping that Baia plays in Euro2000, does well and increases his value so that they can sell him to England or Italy. Unfortunately, Porto can't compete with that kind of money. On the other hand, his injury looks troublesome and that could change things. In any case, I hope he will be ok because it would be a shame for his brilliant career to be over so early.

Good Luck, Vitor! You're one of the greatest Dragons ever!
 
1 - 3 of 3 Posts
Top