2008/09 UEFA CHAMPIONS LEAGUE
Group C - Matchday 6
St. Jakob-Park (SUI) (30,248 att.)
Tuesday 09.12.2008, 20h45 CET
Ref: Paul Allaerts (BEL)
FC Basel 0-1 SPORTING CP
(Yannick Djaló 19')
SPORTING
Tiago (6)
Pereirinha (5) [Adrien (4) HT] - Daniel Carriço (6) - Polga (5) - Caneira (6)
Rochemback (6) [Miguel Veloso (5) 73']
Izmailov (7) - Vukcevic (4) [Abel (4) 45']
João Moutinho (6)
Yannick Djaló (7) - Derlei (5)
Subs not used: Ricardo Batista, Ronny, Rodrigo Tiuí, Hélder Postiga.
Coach: Paulo Bento
***
FC Basel
Costanzo (5)
Morganella (4) - Ferati (4) - Marqué (4) - Safari (6)
Frei (5) [Perovic (4) 78']
Huggel (4) - Ergic (5)
Carlitos (6) - Streller (3) [Derdiyok (6) 66'] - Chipperfield (4) [Stocker (5) HT]
Subs not used: Stockli, Almerares, Eduardo, Mustafi.
Coach: Christian Gross
--------------------------------------
Booked:
Streller (FCB 45'+1'), Caneira (SCP 72').
--------------------------------------
Player ratings (1 to 10) by O Jogo
Serviços mínimos a 600 mil
by António Bernardino in O Jogo
10.12.2008
Três pontos conquistados, 600 mil euros em caixa, zero golos sofridos, um golo marcado. Tudo aquilo que Paulo Bento havia sublinhado como metas a atingir em Basileia foi alcançado pelo Sporting, que venceu os suíços por 1-0, terminando a fase de grupos da Champions com 12 pontos, a certeza do encaixe de, pelo menos, 10,8 milhões de euros, e o mérito de apenas ter sido derrotado (e sofrido golos) perante o poderoso Barcelona.
Num jogo sem aliciantes competitivos, o Sporting cumpriu com os seus propósitos, ainda que o embate de Basileia não tenha servido para rectificar, na íntegra, a imagem deixada pela equipa na ronda anterior, com o Barcelona. É verdade que houve mais ambição, talvez até motivação, ingredientes considerados essenciais pelo técnico para vencer, mas o muito frio que se fez sentir no St. Jakob-Park (-1 grau), com a neve a cair durante toda a segunda parte, não ajudou a uma operação estética cujos resultados serão avaliados nos oitavos-de-final da prova.
Ontem, o Sporting garantiu em Basileia os serviços mínimos que se lhe exigiam, venceu por 1-0, com um golo de Yannick Djaló (estreou-se a marcar na Champions), realizando uma primeira parte onde desfrutou de várias oportunidades para ampliar a vantagem (Derlei aos 6' e aos 15', Djaló aos 34', Vukcevic aos 38').
Com um onze onde o regresso de Vukcevic foi a grande novidade (acabou por sair lesionado ainda na primeira parte) e onde Derlei e Djaló foram a dupla de ataque, o Sporting jogou o quanto baste para garantir aquilo a que se propunha: os pontos, o dinheiro e a integridade do seu prestígio. Afinal, ontem jogou com uma das piores equipas, estatisticamente falando, da competição (zero vitórias, um empate, 16 golos sofridos e um marcado).
No segundo tempo os leões procuraram gerir a vantagem, sofreram mais, Tiago foi obrigado a aquecer entre os postes para negar o golo aos suíços, que, diga-se, tudo fizeram para chegar ao empate.
Agora, encerrado este capítulo, onde logrou a segunda vitória fora na mesma fase de grupos (algo inédito no clube), o Sporting só voltará a ouvir o hino da Champions em Fevereiro. Antes, dia 19, os leões estarão, pela primeira vez na sua história, no sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, onde conta já com uma boa notícia: o Inter de Milão, de José Mourinho, e o Chelsea, de Luiz Felipe Scolari, não lhes cairão em sorte (ficaram em segundo nos respectivos grupos).
***
A Estrela
:star: IZMAILOV :star:
O artista russo passou o cheque (600 mil euros) que Yannick Djaló levantou
Nos primeiros minutos do desafio, Izmailov ainda andou um pouco perdido, mas rapidamente assumiu a preponderância no jogo, sobretudo devido ao enorme profissionalismo e entrega que revela nas suas acções. Incansável no ataque e na ajuda aos colegas do sector mais recuado, independentemente do lado que ocupou durante o desafio, o camisola 7 foi um quebra-cabeças para os oponentes. Assistiu Yannick Djaló de forma primorosa, aos 19', para o golo que valeu mais 600 mil euros na conta bancária leonina.