Xtratime Community banner

1 - 1 of 1 Posts

·
Canonized
37,734 Posts
Discussion Starter #1
in 20 years time.... i think he definilty will

Como Rivaldo quer ser lembrado daqui a 20 anos ? O meia-atacante do Barcelona não tem uma idéia formada a respeito, mas sabe com o que não quer ser associado no futuro. 'Espero não ser lembrado pelas críticas. Espero que lembrem que eu dei a volta por cima, que fiz uma grande Copa do Mundo e que procurei sempre fazer o melhor pela seleção', disse o jogador, em entrevista coletiva, nesta sexta-feira.

Rivaldo espera que a torcida se lembre dele como atualmente são citados os jogadores mais famosos do País, como aqueles que conquistaram o tricampeonato no México, em 1970. E o meia-atacante parece ter dado o passo fundamental para isto acontecer no Mundial de 2002. A torcida que o olhava com eterna desconfiança, passou a idolatrá-lo após sua excelente participação na conquista do pentacampeonato. O Rivaldo que era vaiado ficou para trás e deu lugar a um ídolo do futebol brasileiro.

A histérica recepção de torcedores em sua chegada a São Paulo, na madrugada de quarta-feira, foi a prova cabal da mudança de comportamento do brasileiro em relação ao pernambucano. Rivaldo revelou que até esperava ser acolhido carinhosamente pela torcida.

'Esperava aquele tumulto sim, principalmente pelo que eu fiz e pelo Brasil conquistar o título. E eu queria receber esse carinho da torcida', afirmou. Até disseram para eu sair por uma porta alternativa do aeroporto, mas eu queria enfrentar a multidão. Eu não fugi porque a torcida queria aquele momento', concluiu o jogador.

Aliás, os momentos que Rivaldo viveu desde que a seleção brasileira desembarcou em Brasília ficaram permanentemente na memória do meia-atacante do Barcelona. 'Festa que eu jamais esquecerei', disse.

Apesar da alegria pelo tardio reconhecimento, Rivaldo sabe que ainda será obrigado a enfrentar críticas. 'Acredito que mesmo sendo campeão, eu não posso agradar todo mundo. As críticas diminuíram, mas sempre vão continuar', disse. Então, qual é o segredo para se manter um jogador de alto nível mesmo com a cobrança e a pressão. 'A cada ano que passa, você se acostuma um pouco mais. Você tem de ter tranqüilidade porque, caso contrário, não joga.

Rivaldo não pode ir ao shopping

Independentemente da maneira como será lembrado daqui a 20 anos, uma coisa é certa. Criticado ou idolatrado, a profissão de jogador de futebol estabeleceu algumas privações a Rivaldo. "Qualquer pessoa famosa, como um cantor ou artista, tem de aceitar o fato de que existem algumas privações", afirmou.

Rivaldo, por exemplo, não consegue ir ao shopping com a família sem ser interpelado por uma pequena multidão. "Você tem de ficar em casa e pedir para as pessoas comprarem as coisas para você", disse.

Definitivamente, a Copa do Mundo de 2002 foi uma vitória pessoal de Rivaldo. Que prefere a modéstia ao invés de criticar seus críticos. "Desta época, na memória, só fica o meu pai....que queria que eu fosse jogador de futebol. As críticas são uma coisa normal", disse.

1 - 1 of 1 Posts