Xtratime Community banner

1 - 1 of 1 Posts

·
Canonized
Joined
·
37,734 Posts
Discussion Starter #1
by Jose Roberto



Silvio Luis completou ,sábado, 50 anos de profissão.

O primeiro repórter volante da televisão brasileira a ganhar notoriedade, iniciou na TV Record em setembro de 1953, depois de passagem pela rádio Panamericana.

Repórter ousado e destemido, muita das vezes acabou sendo preso pelas estripulias que fazia em busca da noticia. Qualquer confusão dos jogadores em campo e la estava o jovem repórter com a indefectível camisa numero 7 – é, ate hoje, o número da Record em Sampa - sendo levado de braço dado com dois soldados.

Suas estórias e histórias são varias. E com o causo eu conto como o causo foi, aqui estão algumas:

Corinthians e S.Paulo jogam , no Pacaembu, e quebra o pau entre os jogadores. Silvio entra no meio e tenta ouvi-los, portando aquele microfone que mais parecia uma lata de azeite gigante com antena. Leva e dá cascudos dos briguentos até que o juiz expulsa os jogadores e o famoso delegado dos estádios Lisandro Bartolo , com terno de brim branco, conduz o repórter preso.

As autoridades esportivas resolvem fazer um tira teima em Interlagos. Trazem duas Masserati, presumivelmente, iguais e destinam uma a Chico Landi , nosso audaz piloto , e outra a Manoel Fangio. Terminada a corrida e Silvio atira-se literalmente sobre o capô do carro do argentino , penta campeão do mundo, para ouvi-lo. A cena foi hilária. Fangio conduzindo o monoposto e Silvio Luis , o popular Yogurth, praticamente de passageiro, tentando entrevista-lo.

Palmeiras e Penarol decidem a Libertadores de 1961. Logo no inicio, Sasia arremata e a bola passa rente a trave. O juiz, argentino Pradaude diz que foi gol, briga para todo lado; o massagista uruguaio tenta com um pedaço de madeira desenganchar a rede para provar que a bola passou por ali. Silvio Luis percebe e se atraca com o uruguaio . Quase a decisão da Libertadores acaba ali.

Campeonato brasileiro de Seleções. O goleiro Edgard de Minas Gerais esta jogando muito. Zito capitão dos paulistas numa paralisação do jogo, pede a Silvio que atormente o goleiro mineiro. Garoto ainda, o repórter segue a risca o pedido. Outra briga com o goleiro correndo atrás de Silvio .

Em 1981 a Record transmite o Mundialito do Uruguai e Silvio Luis arrebenta na audiência. Seu estilo de narrar parecendo um torcedor na sala de estar dos espectadores agrada. Ano seguinte o Mundial da Espanha a Globo não abre mão da exclusividade. Não há hipóteses de Silvio Luis tansmitir o mundial. A Rádio Record aposta no inusitado. Debaixo de forte campanha publicitária “de olho na Globo; de coração na Record” a rádio incentiva que abaixem o som da Globo e escutem a locução de Silvio, como se estivesse narrando para TV.

Deu certo!

Foi a maior audiência de uma rádio em Copa do Mundo em todas os tempos.

1963, Silvio Luis esta na TV Bandeirantes e comanda um programa de variedades. O grande nome daquela época era o astrólogo Omar Cardoso. Silvio o entrevista e pergunta quem será o campeão paulista do ano. Não entendendo lhufas de futebol , Omar se atrapalha e acaba dizendo que campeão terá as três cores da bandeira paulista.

Não dá certo.

O Palmeiras ganha com duas rodadas de antecipação. Toda a comemoração da torcida é feita contra Omar Cardoso. Há faixas e passeatas gozando o astrólogo. Ele nem aparece para fazer os seus programas de astrologia. Resumo: Silvio estoura na audiência fazendo com que Omar entregue ao capitão do Palmeiras a taça de campeão, apaziguando a torcida.

Enfim são muitas as historias envolvendo este extraordinário jornalista que há alguns anos passou por problemas de saúde e não se cansa de elogiar seu empregador atual a Traffic que o manteve nestes tempos difíceis.

50 anos depois Silvio Luis continua irreverente e polemico. Hoje um pouco mais contido faz, sem duvida parte da historia do futebol do Brasil.

Seus bordões ainda são repetidos.

Olho no Lance!, O que é que vou dizer lá em casa!; E este até a minha cozinheira faria!

Estão na boca do povo. Assim como Silvio era a própria boca do povo.

Nr/ além do mais é casado há muitos anos com Márcia a fantástica cantora de Ronda.
 
1 - 1 of 1 Posts
Top