The Lisbon Rivalry: SL Benfica v Sporting CP - Xtratime Community
 
LinkBack Thread Tools Display Modes
post #1 of 5 (permalink) Old May 11th, 2010, 03:08 Thread Starter
Forum Manager
Star Player
 
killa's Avatar
 
Join Date: 11 2002
Location: Dirty Jursee
Teams: Sport Lisboa e Benfica
Posts: 4,637
The Lisbon Rivalry: SL Benfica v Sporting CP

I got this from the Sporting forum where one of their Admins talks about our rivalry, thought it was very well written and worthy of posting here, here it goes:

A rivalidade com o Benfica está na matriz do Sporting. O Nélson Rodrigues – fanático do Fluminense – disse um dia o Fla-Flu surgiu quarenta minutos antes do nada. O mesmo se aplica o Sporting-Benfica. É o grande clássico do futebol português. Opõe pai contra filho, irmão contra irmão e amigo contra amigo. Tem um apelo transversal que mais nenhum jogo em Portugal tem – por muito que isto custe aos nossos rivais andrades. É a vitória mais doce e a derrota mais amarga.

Reconhecer a importância desta rivalidade não reduz em nada o Sporting. Pelo contrário, só mostra a complexidade e riqueza do clube. Os clubes são instituições centenárias e a sua identidade, construída ao longo de décadas, tem múltiplas camadas. O anti-benfiquismo é só mais uma. Vivida no meio das outras, não tem nada de errado. Mas quando se torna o centro de tudo - o que eu designo por anti-benfiquismo primário - é destrutiva.

Eu perfilhei o anti-benfiquismo primário durante quase três décadas com entusiasmo. Não sem razão. Boa parte das minhas memórias de infância, coincidem com um dos períodos mais negros da história do clube – imaginem esta época de 2009/10 mas multiplicada por três: 87/88, 88/89 e 89/90. Ao mesmo tempo que o Benfica ia a duas finais da Taça dos Campeões Europeus, nós discutíamos a Taça de Honra da AF Lisboa. Quando eles tinham o Valdo, nós tínhamos o Ali Hassan. Quando eles tinham o Magnusson, nós tínhamos o Eskilsson. E, na escola, as hordas vermelhas faziam questão de o lembrar todos dias. Ser do Sporting era então mais do que apoiar um clube: era um exercício de resistência - psicológica e, às vezes, mesmo física.

Sporting vs. Benfica tornou-se um molde de como eu via a ficção e até a História. Lia o Senhor dos Anéis e adivinhava logo qual era o clube do Sauron. Lia sobre a Guerra Civil de Espanha e achava que “No Pasarán!” podia ser o nosso lema. Lia um livro sobre a batalha de Inglaterra e via bravos pilotos de Spitfires com cachecóis verde-e-brancos a manterem à distância o dobro de Messerschmitts com águias pintadas na fuselagem. Churchill tinha razão: se o Benfica jogasse com a selecção do Inferno, o Diabo mereceria pelo menos uma palavra de apoio no Parlamento.

Javier Marías diz que o futebol é um regresso semanal à infância. Isso talvez ajude a perceber porque me mantive esta visão infantil já por este século a dentro. Ganhávamos pouco; mas isso pouco importava porque o Benfica ainda ganhava menos.

Então vieram as cinco últimas épocas. E comecei a sentir que qualquer coisa estava errada – muito errada. Jogávamos um futebol horrível, contratávamos quintas escolhas, definhávamos nas modalidades onde outrora dominávamos. No entanto, o discurso dos dirigentes tinha qualquer coisa de “duplipensar” orwelliano. A incapacidade de gerar receitas e desinvestimento testemunhavam uma gestão de excelência. O empobrecimento do clube era apresentado como racionalização. O almejar e exigir títulos como demagogia. Um treinador perdedor como um vencedor no longo prazo. A incompetência no mercado como uma aposta nos jovens Academia. E, acima de tudo, as dificuldades de quem estava pior que nós como prova de que estávamos no bom caminho: “Não estamos à frente do Benfica? Que queres mais?”

Abalado nos alicerces, o meu anti-benfiquismo primário desabou finalmente numa noite de Fevereiro de 2009. Jogo contra o Rio Ave, o primeiro depois do desastre de Munique. Fui ao estádio na firme disposição de mostrar o que achava do facto de Bento, Franco e Telles não se terem demitido na hora. Então, pelo rádio, surge a notícia de que o Benfica perdeu com o Guimarães. Grande ovação! Pela primeira vez, senti-me completamente estranho a uma manifestação de anti-benfiquismo. O clube tinha sido ridicularizado perante milhões de telespectadores; estávamos a mais de dez pontos do primeiro lugar a meio do campeonato; não ganhávamos um jogo fora para o campeonato desde Outubro. E festeja-se?! Por causa dos tristes do Benfica?!

Experimentei então olhar a realidade sem os óculos do anti-benfiquismo primário. Se fizerem o mesmo agora, o que vão ver não é bonito:

- Passaram oito anos desde o nosso último título. Os últimos quatro em segundo lugar atrás do Porto. Será que não nos estamos a enganar sobre o nosso principal adversário neste momento?

- Pensem nos últimos 15 campeonatos. Os lampiões, esse inimigo pérfido e temível, afinal ganharam tantos campeonatos como nós: 2. O Porto, esse, ganhou 12. Será que não nos estamos a enganar sobre o nosso principal adversário neste momento?

- Pensem no Apito Dourado. Ficou provado que houve um clube que ganhou o campeonato de 2003/04 subornando árbitros – sendo o seu principal adversário nesse campeonato o Sporting Clube de Portugal. Que clube era esse? Será que não nos estamos a enganar sobre o nosso principal adversário neste momento?

Uma coisa é gostar de dar alfinetadas no Benfica – algo de saudável. Outra é assumir as balelas do Porto, por mais absurdas que elas sejam, com um ardor de fazer inveja a qualquer Super Dragão. É o Vandinho que é um mártir (apesar de as imagens que o mostram aos pontapés ao treinador adjunto do Benfica). São cabalas contra o Braga para os impedir de inscrever substitutos para o mesmo Vandinho (apesar de, à época do castigo, já terem esgotado as vagas de Inverno). É o Hulk que é provocado por um steward (apesar de nenhuma imagem o mostrar). É o Ruben Micael que é vítima do túnel da Luz (apesar de só se ter lembrado disso quando chegou ao Porto e de, quando a Liga o chamou para investigar, ter ficado calado a conselho dos advogados do Porto). É o Benfica que controla Liga (apesar de ter sido o único “grande” que não apoiou a lista que agora cessa funções). É o Falcão que leva um amarelo para o impedir de jogar com o Benfica (apesar de a única dúvida nesse lance ser se é para amarelo ou vermelho)

Um jogador lamp leva com um isqueiro, pega nele,finge que o vai atirar de volta e deixa-o cair - a Liga é vermelha pois não lhe dá um castigo igual ao Hulk! Entretanto o Braga mantém-se na corrida do título graças a uma arbitragem vergonhosa contra o Guimarães e um golo milhas fora-de-jogo contra o Paços, mas isso não merece um comentário. O CJ da FPF iliba um jogador de uma suspensão justa com uma decisão hilariante que equipara um steward a um espectador – mas está é “descoberta a careca lampiã do Ricardo Costa!”. Desde que se arranje ruído – e se o Porto é especialista nisso! - e se repita o mantra: “este campeonato é roubado pelo Benfica”, tudo estará bem.

Desculpem-me se não alinho nisto. Desculpem-me se me entristece ver adeptos do Sporting a festejarem efusivamente golos do nosso principal adversário, quando caminhávamos para a 8ª derrota e para o 17º jogo sem ganhar da temporada. Desculpem-me se me entristece ver, na homenagem a um símbolo do Sporting, incentivos a um treinador que um dia disse que em circunstância alguma vestiria a camisola do Sporting. E desculpem-me se acho que este anti-benfiquismo primário e a sua manipulação por Direcções incompetentes tem tido um papel importante no adormecimento do clube.

E, antes de me atirarem as pedras, não estou a tentar a dizer a ninguém o que deve sentir. Estou a relatar o que eu sinto. Em mim, o anti-benfiquismo primário desvaneceu-se e não me peçam para o sentir de novo tão cedo.

Infelizmente, o Benfica vai ser campeão esta época. Vai custar-me muito, claro. Mas não mais do que se tivesse sido o Porto a ganhar. Não mais do que qualquer ano em que o Sporting não está no seu lugar devido: o primeiro. E não mais do que quando penso no tempo que desperdiçámos, enquanto celebrávamos a comédia da Luz.

From:
http://www.forumscp.com/index.php?PH...&topic=23056.0


So very well written

Last edited by killa; May 12th, 2010 at 15:33. Reason: to please the lagartagem
killa is offline  
Sponsored Links
Advertisement
 
post #2 of 5 (permalink) Old May 12th, 2010, 09:44
Forum Manager
Xtratime Legend
 
Filipe Reis's Avatar
 
Join Date: 08 2004
Location: Sweden
Teams: SPORTING CP & Portugal NT
Posts: 36,665
Very well written indeed and I agree with almost all of it. It's just a shame that it was spoiled by the idiocy of the last sentence in the post.

"The greatest glory in living lies not in never falling, but in rising every time we fall.”
Nelson Mandela
Filipe Reis is offline  
post #3 of 5 (permalink) Old May 12th, 2010, 12:00
Star Player
 
benfiquista's Avatar
 
Join Date: 04 2003
Location: Barcelona
Teams: Benfica
Posts: 3,362
I think this belongs more to Sporting's forum than Benfica's. Either way, if more sportinguistas were like this, Sporting would probably be better off.
benfiquista is offline  
 
post #4 of 5 (permalink) Old May 12th, 2010, 21:08
Administrators
Xtratime Legend
 
Inácio's Avatar
 
Join Date: 08 2002
Location: Portugal
Teams: SL Benfica
Posts: 24,618
very good indeed

i've found myself having this conversation many many times with friends of mine that are sporting fans, as i dont undertsand the "anti-benfiquismo" they are so attached to , and the choice to support Porto over Benfica in similar circumstances

no doubt (for me) that the biggest derby is a benfica vs sporting or vice versa, but our biggest opponent, for both clubs, over the last 2 decades has been Porto , not eachother , and given the way PInto da Costa and his mafarricos behave i never had any doubt on which club to "dislike the least" when facing Porto and Sporting, and that has always been Sporting hands down

"there is a crack in everything, that's how the light gets in"

"rocks on my path? i keep them all , one day i'll build a castle"
Inácio is offline  
post #5 of 5 (permalink) Old May 13th, 2010, 22:52
Sportinguista
Premier Player
 
SCP-87's Avatar
 
Join Date: 03 2009
Location: Ontario
Teams: Sporting CP
Posts: 1,344
i hate Porto too, the problem is alot of sportinguistas do not and I agree with some of this article.

you have to understand though, that Portistas and Sportinguistas dont cross paths as much as with Benfiquistas. Most Portistas are in the north of Portugal, where there are few Sportinguistas. in the north most ppl support Benfica or porto, only relatively few support Sporting.

in the central and south there is more Benfica and Sporting fans, and less Porto fans.

I dont think theres any region where most ppl are Sporting or Porto fans. this is one reason why the rivalry isnt as strong.

"you deserved to be in a small cage and treated like the animals you are "

-Killa
SCP-87 is offline  
Reply

Quick Reply
Message:
Options

Register Now



In order to be able to post messages on the Xtratime Community forums, you must first register.
Please enter your desired user name, your email address and other required details in the form below.

User Name:
Password
Please enter a password for your user account. Note that passwords are case-sensitive. Try to avoid choosing short (like '1'), simple (like 'abcd') and easy to guess passwords (like a name of your favorite team, player, etc)! Complex and long enough passwords, that consists of random string of alphabet and numerical characters, are almost impossible to be stolen and misused.

Password:


Confirm Password:
Email Address
Please enter a valid email address for yourself.

Email Address:
OR

Log-in











Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Show Printable Version Show Printable Version
Email this Page Email this Page
Display Modes
Linear Mode Linear Mode



Posting Rules  
You may post new threads
You may post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off
Trackbacks are On
Pingbacks are On
Refbacks are On

 
For the best viewing experience please update your browser to Google Chrome